Danos Capilares

danos capilares farmacam

DANO MECÂNICOdanos-capilaresdanos-capilares

A escovação altera o ponto isoelétrico do cabelo produzindo um desgaste da cutícula, parte externa da fibra capilar, e por consequência expõe o córtex que é a parte intermediária do fio. A fricção realizada durante a escovação enfraquece e deixa a haste mais quebradiça e com menos massa proteica.

DANO TÉRMICO

A exposição da fibra capilar às altas temperaturas leva ao comprometimento da estrutura, o que pode corromper a harmonia da estrutura proteica da haste, além de perda de água.

DANO SOLAR

A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas além de provocar a oxidação da melanina por meio de radicais livres e o comprometimento da queratina. Os danos vão de descoloração do cabelo à redução da força dos fios e perda de brilho.

DANO QUÍMICO

Tingir, alisar e descolorir o cabelo induzem à perda de massa proteica causada pela oxidação de aminoácidos no fio. A queratina é a proteína mais importante do cabelo. Com os danos químicos, ocorre uma modificação estrutural da haste (fio), deixando-o mais fraco, poroso e com uma diminuição dos pigmentos naturais. Durante o processo de coloração ocorre a abertura das escamas da fibra capilar e aumenta a perda de água e das proteínas. A descoloração é ainda mais agressiva quebrando as ligações de hidrogênio, salinas e parcialmente as cisteínicas provocando uma alta desidratação e enfraquecimento capilar.

FIBRA CAPILAR – Configuração do Fio

Os cabelos apresentam diferentes características, variando de acordo com o grupo étnico e a genética de cada indivíduo. As variações raciais e individuais determinam o padrão de crescimento e também a forma e textura dos fios. De acordo com curvatura da haste os fios podem ser lisos, ondulados ou crespos. Porém, todos possuem uma composição química básica, a queratina. O que varia é a sequência de aminoácidos que compõe esta proteína e a sua distribuição na fibra.

São típicos de etnias mongólicas, orientais, esquimós e indígenas. O folículo está em posição reta e assim o fio cresce reto e liso ao sair do couro cabeludo. São redondos no corte transversal com um diâmetro regular e consistente ao longo do fio. A queratina é distribuída uniformemente pelo fio. Cabelos lisos costumam permitir um fluxo maior da oleosidade produzida no couro cabeludo para as pontas, permitindo a formação de um filme lipídico mais uniforme em toda a extensão da fibra e, assim, uma menor perda de água por evaporação, o que mantém o fio hidratado por mais tempo. O fio cilíndrico é menos propício à formação de nós e menos suscetível a danos. Além disso, a superfície lisa dos cabelos reflete mais facilmente a luz, tornando os fios naturalmente brilhantes.

CABELOS ONDULADOS OU SINÓTRICOS

São típicos dos caucasianos podendo ser encontrados em diversas etnias. No corte transversal os fios possuem formato ovalado e a queratina é distribuída irregularmente, concentrando-se mais em algumas extremidades. Possuem a haste lisa, porém, com curvatura central em forma de “S” e por isso normalmente nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio.

A menor fluidez da oleosidade do couro cabeludo ao longo da fibra faz com que a formação do filme lipídico tenha mais dificuldade de chegar até as pontas, o que torna o cabelo cacheado mais frágil, com pontas mais secas.

Tendem a ser mais ressecados e frisados que os lisos e mais sujeitos a quebra mecânica. Quando os cabelos cacheados estão saudáveis, os cachos ficam bem definidos e os fios mais maleáveis, hidratados e com brilho.

CABELOS CRESPOS OU ULÓTRICOS

São mais comuns nas etnias negras. No corte transversal apresentam diâmetro irregular, grosso em algumas partes e fino em outras com distribuição desnivelada de queratina. Sua haste tem curvatura extremamente acentuada e nasce espiralada desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por consequência, muito mais secos.

Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós, tornando-os mais frágeis e quebradiços. A superfície dos cabelos crespos não reflete luz, assim adquire uma aparência seca e opaca. Considerando as características naturais dos cabelos crespos, como também os efeitos de fatores externos, são necessários cuidados específicos que proporcionem proteção, hidratação, nutrição e ajudem a controlar o volume e a deixar os cachos mais bonitos e definidos.

Lisos Ondulados Crespos
HASTE Reta Lisa na raiz, com curvatura em –S” Espiralada desde a raiz
CORTE TRANSVERSAL Redondo Ovalado Achatado
DIÂMETRO Regular Irregular Muito irregular
QUERATINA Uniforme Distribuição irregular Distribuição irregular
FILME LIPÍDICO Uniforme Dificuldade para chegar às pontas Muita dificuldade para chegar às pontas
PROBLEMAS MAIS COMUNS Excesso de oleosidade e frizz Fios frágeis, ressecados, frisados e sujeitos à quebra Fios secos, frágeis e quebradiços com aparência seca e opaca
CABELO SAUDÁVEL Fios naturalmente hidratados e brilhantes Cachos definidos, fios maleáveis, hidratados e com brilho Cachos definidos, fios maleáveis, nutridos, hidratados e com brilho

TERAPIA INSIDE (ORAL)

Saúde por dentro e Beleza por fora

O cabelo está sujeito, como todo órgão vivo, a um ambiente externo e interno que pode variar e influenciar o seu estado fisiológico. Em um desequilíbrio capilar o cabelo se torna opaco, frágil, quebradiço provocando uma dificuldade para ser penteado.

O cabelo Possui, sobretudo, um papel de proteção física da pele, mas igualmente um papel estético e simbólico, o que justifica plenamente os cuidados para manter o seu estado fisiológico normal e saudável. A Terapia Inside é baseada na combinação de compostos para uso oral que consideram os fatores internos e externos que geram o desequilíbrio corporal, regulando o organismo como um todo e agindo diretamente na prevenção e manutenção da saúde, refletidas diretamente na aparência da pele e cabelos.

BIO-ARCT®

Biomassa integral das algas Chondrus Crispus que foram hibernadas possui composição rica em microminerais, taurina, citrulil-arginina e florosídeos que conferem às células e mitocôndrias a capacidade de aumentar a produção de óxido nítrico (NO) que promove uma vasodilatação e um aumento do fluxo de nutrientes deixa o bulbo capilar mais saudável e mais resistente. Aumenta também a produção energética das mitocôndrias.

DOSAGEM: 100 a 600mg

TERAPIA DE REPOSIÇÃO DE SILÍCIO

EXSYNUTRIMENT®

Silicio Orgânico Biodisponível estabilizado em peptídeos de colágeno marinho. O silício orgânico hidrossolúvel, componente do Exsynutriment, é um elemento fundamental que se acumula na derme papilar favorecendo a síntese de colágeno. O folículo rico em colágeno permite uma ancoragem de alta eficiência diminuindo a queda do cabelo, mas também promove um incremento do fluxo de nutrientes permitindo o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora significativa da.densidade capilar.

DOSAGEM: 100 a 600mg

GLYCOXIL®

Potente antioxidante, antiglicante e desglicante que protege as proteínas estruturais camo o colágeno do excesso de açúcares que geram a glicação e os produtos de glicação avançada (AGEs), componentes extremamente reativos que geram estresse oxidativo no organismo ao decorrer dos anos. O poder protetor do Glycoxil dimininui os malefícios da glicação e restabelece a firmeza do couro cabeludo protegendo-o contra os radicais livres derivados das agressões externas (exemplo: calor, sol, estresse, má alimentação).

DOSAGEM: 100 a 600mg

Fórmula 01:

Glycoxil 50mg

Bio-Arct 100ng

Exsynutriment 200mg

Cistina 100mg

Cisteína 100mg

Vitamina B6 100mg

Zinco Quelato 10mg

Biotina 5mg

Cobre 1mg

Ferro Quelato 10mg

Excipiente qsp caps.Dose de ataque: Tomar 2x ao dia.

Fórmula 02:

In.Cell 400mg

Glycoxil 50mg

Bio-Arct 50mg

Exsynutriment 200mg

Vitamina B6 50mg

Zinco Quelato 15mg

Biotina 5mg

Cobre 1mg

Ferro Quelato 10mg

Pantetonato de cálcio 15mg

Excipiente qsp caps.

Conheça nosso e-commerce em http://www.farmacam.com.br

Não contém vírus.www.avast.com

Deixe uma resposta